Fundhas Eugênio institui Dia da Cultura de Paz na unidade

Com o  objetivo de sensibilizar sobre a importância da paz e a rejeição à violência, sessenta alunos  e profissionais da Unidade Profissionalizante de Eugênio de Melo realizaram um evento que definiu  o dia 25 de outubro como a data que simbolizará o marco da  Cultura de Paz na unidade.  

Para os organizadores,   a ação se torna importante pois sensibiliza o maior número  de pessoas sobre a necessidade de ações  em relação  ao comportamento de paz no dia a dia .

Os adolescentes participaram de uma oficina literária com o escritor Sandro Luiz Cuesta onde fizeram acróstico sobre o tema e  plantaram sementes de flores,  em uma bicicleta no jardim,   para simbolicamente “plantar” a paz.

Os estudantes  receberam mensagens  de vídeos com incentivo  da embaixadora da paz no Brasil, a escritora Rita Elisa Seda e do cardeal Dom Raymundo Damasceno que os parabenizaram pela  adesão ao projeto e pela disseminação da paz.

As discussões em sala de aula e o desenvolvimento de trabalhos  sobre o tema Cultura de Paz teve início na unidade no dia 21 de setembro – data que a ONU  (Organização das Nações Unidas) instituiu como o Dia Internacional da Paz Mundial.

Para a professora Rosemary Silva, as ações  visam o desenvolvimento  das habilidades  socioemocionais  e provocam impactos muito  positivos no processo educativo. 

Ao final  balões brancos foram soltos, simbolizando a disseminação da paz no universo.