Carteira assinada é realidade para mais de cem aprendizes do Cephas

Quem não gostaria de receber como presente de Natal a notícia de que 2019 será diferente, com um emprego novo e carteira assinada? No dia 3 de janeiro, cento e trinta e sete jovens da Fundhas, de 17 a 20 anos, (Fundação Hélio Augusto de Souza) começarão o Ano Novo assumindo funções, como aprendizes.

As vagas foram disponibilizadas em 26, das 40 empresas parceiras. As líderes de contratação foram Johnson & Johnson, Embraer, TI Brasil e Leroy Merlin. Os jovens exercerão funções nas áreas administrativa, almoxarife,vendas/comércio, logística e produção, com uma carga horária de 6 horas diárias.

A notícia foi recebida com muita alegria por alunos e familiares, como é o caso de Luiz Miguel Alves de Almeida,17 anos, e sua mãe Juliana Alves Joy, 33 anos. Eles são moradores do Jardim Cerejeiras na Zona Leste e veem o ingresso em uma grande empresa como a General Motors como uma oportunidade única em suas vidas.

“Eu queria muito trabalhar para ter meu dinheiro e comprar minhas coisas.  Estou cem por cento animado e muito emocionado com essa grande oportunidade. Com certeza é um presente de Natal para mim e minha família”, comenta.

“Eu só tenho a agradecer a Deus e à Fundhas por meu filho ter essa oportunidade de conhecer o mundo do trabalho,como funciona de verdade a vida e ainda dentro de uma multinacional. Tenho certeza de que ele vai se desenvolver ainda mais”, disse Juliana Joy.

Quem não vê o dia de começar a trabalhar na Embraer é Kathleen Gabriele Rocha Nascimento, 17 anos, do D. Pedro I, zona Sul. “Vou trabalhar com seriedade, determinação e responsabilidade para que, quando terminar esse contrato, eu possa ter a chance de ser efetivada como funcionária da empresa”, sonha.

Quem também vai se dedicar ao máximo para que os líderes a vejam como uma funcionária em potencial é Yasmim Fernanda Teodoro, do Altos de Santana, zona Norte. Ela foi selecionada para trabalhar na área de produção da Ericsson Telecomunicações.

Programa Aprendiz

Com essa contratação será ampliado o número de Aprendizes. Atualmente são 350 jovens que cumprem jornada de trabalho em uma das quarenta e três empresas parceiras da Fundhas, tendo dessa forma  a experiência do primeiro emprego.  Como aprendizes, eles são registrados em carteira, com todos os direitos trabalhistas previstos em Lei. O vínculo empregatício é com a Fundhas que recebe das empresas o repasse dos custos com os adolescentes.

Todos os alunos que fazem parte do Programa devem, de acordo com a Lei do Aprendiz (10.097/2000) cumprir, além da atividade de aprendizado prática – que são desenvolvidas nas empresas parceiras–   uma   carga horária teórica que é realizado tanto na modalidade presencial quanto à distância.