Alunos do Cephas apresentam plano de negócio à incubadora

Imagine a alegria de quem fez o curso livre de Gestão de Startup e viu sua ideia virar um Plano de Negócio e ser apresentado para o núcleo de inovação do Parque Tecnológico, o Nexus. Foi o que aconteceu com dois alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que fizeram o curso em outubro.

Eles participaram do processo seletivo do Nexus e foram direcionados para os workshops do Nexus Labs,onde receberam todas as informações necessárias para o aprofundamento de seus projetos que serão inscritos em um novo processo seletivo, em março de 2019.

Alunos durante aulas do curso de Gestão de Startup, no polo do Cephas, no Pq.Tecnológico

O fato de as aulas terem ocorrido no polo do Cephas, no Parque Tecnológico, favoreceu os alunos que puderam conhecer e ter contato com o Nexus e também com empresas que passaram pelo processo de incubação e já estão atuando no mercado, além de ter estreitar a comunicação com empreendedores de startups.

Aprendizado

Durante o curso de Startup, o professor deu orientação de como fazer plano de negócio, como aplicar o melhor modelo e apresentou as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um projeto que pudesse ser viabilizado.

De acordo com o professor Giuseppe Hilário, o curso foi modelado para orientar os participantes a “startarem” sua vida profissional e financeira. Eles receberam informações de como modelar um negócio através do uso de ferramentas como mapa mental, canvas, conhecer espaços coworking, incubadora e aceleradora de negócios, entre outros.

Projetos apresentados à incubadora

Maria da Penha Ramos, 49 anos, moradora da região central de São José dos Campos, é uma das alunas que fizeram o curso e que inscreveu o projeto. Segundo ela, as aulas contribuíram, inclusive, para que os estudantes aprendessem a investir e a identificar quais as melhores oportunidades no mercado financeiro.

O aplicativo que recebe os estudantes que chegam à cidade para estudar e se sentem “meio perdidos” quanto às universidades/escolas disponíveis, aos bairros para moradia e as opções de atividades de lazer, teve como origem a própria experiência quando se mudou do Rio de Janeiro para São José dos Campos, para acompanhar a filha nos estudos.

Nesta semana, ela apresentou o projeto e se sentiu bastante feliz e motivada com a notícia de que se trata de uma proposta viável. “Eles validaram o meu projeto e me orientaram a realizar uma pesquisa de campo que dará muito mais corpo ao projeto, antes de ser incubado”, contou Maria da Penha, que deve reapresentar o projeto com os devidos ajustes, em março de 2019, para nova avaliação.

“Eu tinha uma ideia, o curso me fez viabilizá-la e eu só posso estar muito feliz e agradecida. Engraçado que, em um curto espaço de tempo, conseguimos aprender tanta coisa. Para mim, ele resolveu um problema imediato”, avaliou.

A alegria de Maria da Penha é compartilhada por Felipe Alves de Brito Bastos, 34 anos, morador do bairro São Dimas, também na região central. Ele é engenheiro ambiental e viu no curso a oportunidade de colocar em prática um projeto que há tempos vinha estudando. “Pude conhecer os caminhos do negócio e aprendi a vender a minha ideia, que é uma plataforma digital de gestão de resíduos sólidos”, disse. As orientações que recebeu foram fundamentais para elaborar ainda melhor a sua proposta.

“Foi muito importante todo o aprendizado que obtive, pois me deu incentivos para que eu inscrevesse o meu projeto para ser validado pela incubadora. Eu já tinha a ideia e o curso me ajudou a amadurecê-la e por isso terei o Cephas sempre como parceiro do processo”, afirmou Bastos, cujo projeto terá enfoque em empreendedorismo, geração de renda e lixo zero.

Incubadora

O professor Giuseppe explicou que, para transformar uma ideia em um negócio de sucesso, a incubadora pode ser um bom caminho pois possui um ambiente propício para empreender, com ambiente de coworking onde as pessoas podem somar e trocar experiências e receber assessoria de especialistas em gestão e negócios.

Aqueles que conseguem incubar um projeto podem ainda receber auxílio de como buscar financiamento a fundo perdido de institutos de fomento públicos (se a característica do negócio permitir), tal como a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), além de contar com local para iniciar as atividades, com custo baixo e estrutura de telefone e internet.

Startup

Startup tem com característica empresas nascentes que ofertam produtos ou serviços inovadores e com alto potencial de escala, ou seja, de crescimento e expansão no mercado.

Neste ano, o hub de inovação do Parque Tecnológico ganhou novo nome e conceito: o Nexus é o hub de inovação e engobla o programa de incubação e aceleração de negócios do Parque.

Sobre o curso

O curso livre de Gestão de Startup é fruto de uma parceria com o Programa Qualifica, cujo objetivo é desenvolver o espírito empreendedor, auxiliar o aluno a identificar Fatores Críticos de Sucessos (FCS), além de detectar formas de buscar investimentos, incubação e aceleração do negócio.

Durante as aulas foram abordados assuntos como educação empreendedora, empregabilidade na era da indústria 4.0 e potencialização do negócio.

As aulas aconteceram no início do mês de outubro, no polo do Cephas, dentro do Parque Tecnológico (Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 – Eugênio de Melo).