Fundhas participa de homenagens ao Dia do Agente de Trânsito

Quem tem menos de 20 anos não imagina as ruas de São José dos Campos sem os agentes de trânsito. Porém, a equipe começou a atuar em 1998, com a criação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e a municipalização da área.

Para celebrar duas décadas de trabalho — e também o Dia Municipal do Agente de Trânsito –, os profissionais tiveram um dia especial, com direito a certificado de honra ao mérito, espaço de beleza e um vídeo de homenagem preparado para a data.

Os certificados traziam o nome e o tempo de trabalho dedicado à função.

Para o agente Paulo Bueno da Cunha, há 15 anos nas ruas, receber o certificado foi um reconhecimento pela dedicação e trabalho.

“Senti-me honrado pela homenagem”, afirmou.

Bueno, como é conhecido por todos, disse sentir orgulho por contribuir na segurança e em ajudar as pessoas.

No espaço criado para os cuidados com a aparência, alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) ofereceram corte de cabelo e barba aos homens.

Para as mulheres, maquiagem e design de sobrancelhas deixaram as agentes produzidas para comemorar a data.

Aprendizado

Mais de 20 alunos do curso de barbearia da Fundhas participaram da homenagem.

As atividades foram prestadas pelos jovens das unidades Dom Bosco (zona sul) e Bernardo Alberto Rohde (zona norte).

“Nós que estamos trabalhando diariamente nem sempre temos este tempo para cuidados. Ter este evento aqui, com a Fundhas fazendo esse ‘carinho’ para a gente, é maravilhoso”, disse a agente de trânsito Cacilda da Costa Mariano.

Para os alunos, além da realização pessoal, esta é mais uma oportunidade de colocar em prática o aprendizado recebido nas aulas.

“Além de cuidar do visual dos agentes, a gente se prepara mais para o mercado, pois conseguimos ser mais técnicos e pegar o jeito certo com a prática. É bom ter leveza nas mãos para não machucar e saber lidar com o público”, declarou Jeferson da Silva Rodrigues, de 16 anos.

E teve mais…

O vídeo preparado para a ocasião trouxe depoimentos de familiares, agentes aposentados e parceiros de trabalho, como Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Todos falaram sobre a importância do trabalho da equipe e deixaram mensagens de agradecimento e felicitações aos profissionais.

A comemoração ainda contou com música ao vivo, cabine de fotos, jogos, caricaturas, além da aferição de pressão arterial, glicemia e medida certa, oferecida pela Cruz Vermelha.

CTB

O Código de Trânsito Brasileiro é um documento legal que define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito do Brasil, fornece diretrizes para a engenharia de tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para os diversos usuários desse complexo sistema.

Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. O CTB tem, como base, a Constituição Federal de 1988, respeita a Convenção de Viena e o Acordo Mercosul e entrou em vigor no ano de 1998.

São José dos Campos foi uma das primeiras cidades do Brasil a integrar o Sistema Nacional de Trânsito, ainda em 1998, assumindo o compromisso pelo deslocamento e segurança das pessoas em trânsito na cidade.

Fonte: Secretaria de Mobilidade Urbana. Colaboração Fundhas