Alunos da Fundhas estão empolgados com as novas oportunidades de aprendizado para conquista de bons futuros profissionais – Foto: Adenir Britto/PMSJC
Cláudio Souza
Fundhas
Novas oportunidades, lições de empreendedorismo, conhecimentos modernos e capacitação profissional de qualidade com inovação e tecnologia. Tudo isto será propiciado a 49 alunos dos Centros de Inovação Sul, Norte e Eugênio de Melo da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em São José dos Campos, através de parceria com o Parque Tecnológico iniciada nesta sexta-feira (14).
Durante um ano, os adolescentes e jovens participarão do Empreenda On Jovem, projeto piloto do programa Empreenda On do Parque Tecnológico que tem como principal objetivo torná-los mais preparados e motivados para as oportunidades do mercado de trabalho nas áreas de inovação e tecnologia da informação.
A parceria engloba, ainda, o Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) que, a exemplo da Fundhas, é mantido pela Prefeitura de São José.
Também são parceiros a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Senai (Serviço Nacional da Indústria), o Senac (Serviço Nacional do Comércio) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Trilha do conhecimento. A equipe do Empreende On Jovem. Foto: PMSJC
Empolgação
Após a solenidade de lançamento do programa nesta sexta no Parque Tecnológico, os alunos da Fundhas demonstraram empolgação com as novas oportunidades de capacitação profissional.
“É uma oportunidade e tanto para quem não tem acesso à tecnologia, que é o futuro. Será um passo importante na minha vida”, disse Rafael Barroso, que tem 16 anos e estuda no Centro de Inovação Eugênio de Melo.
“Agradeço à Fundhas por mais esta oportunidade, que tenho certeza de que me ajudará muito. A proposta do programa é muito interessante”, afirmou Rebeka Luiza da Cunha Silva, que tem 15 anos e frequenta o Centro de Inovação Norte.
Aluna do Centro de Inovação Sul, Giovanna Roberta Ribeiro Silva, de 15 anos, também está motivada com as novas perspectivas de conhecimento.
“Eu e minha família estamos muito felizes. Este programa me ajudará a crescer como pessoa e a me preparar para ser uma boa profissional”.
Líderes. Eduardo Basílio e Giane Santos irão ajudar os jovens. Foto: Adenir Britto/PMSJC
Comportamentos diferenciados
A coordenadora do projeto Empreenda On, Giane Santos, destacou a importância da edição especial, na versão jovem, para os alunos da Fundhas.
“Eles terão um ambiente de oportunidades para se energizarem de conhecimentos, informações e comportamentos diferenciados focados no mercado de trabalho”, afirmou Giane.
“Queremos que, ao final desta qualificação, eles estejam capacitados para serem os empreendedores de tecnologia do futuro”, completou.
A diretora do Cephas e dos Centros de Inovação da Fundhas, Ruth Zorneta, considera que será uma grande oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os alunos.
“Com este programa, tecnologia e inovação se tornam acessíveis para adolescentes e jovens de todas as regiões de São José. Novamente, a Fundhas e seus parceiros atuam como eixos condutores de oportunidades”.
Startups e feiras
A capacitação profissional terá 90 horas de duração, com cursos e palestras sempre às sextas-feiras no Parque Tecnológico. Em abril de 2024, os alunos da Fundhas serão graduados.
Entre os diferenciais do programa, estão os projetos que os adolescentes e jovens irão desenvolver como ideias de negócios de base tecnológica para criação de futuras startups.
Neste ano, eles também irão visitar feiras tradicionais na capital paulista, como a Feira do Empreendedor e a Futurecom, ambas em outubro. Participarão, ainda, do PqTec Innovation Week no Parque Tecnológico, programado para setembro.
Conheça mais sobre a Fundhas.
Conheça mais sobre o Cephas.