Na penúltima semana do mês em que se comemora o Dia do Professor, os docentes do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) foram convidados a pensar no que eles desejam para a escola, nos próximos 7 anos – ocasião do Jubileu de Prata da Instituição de Ensino.
Nesta quarta, 24, às 10 horas, na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 – Floradas de São José, professores, alunos e equipe técnica vão enterrar a cásula do tempo, no jardim da escola.
Mais de quarenta profissionais escreveram uma “Carta para o Futuro”, na qual falaram um pouco de si mesmos – trajetória de vida; sobre o que deveria ser preservado e que mensagem gostariam que fosse real no dia 3 de junho de 2025.
O professor Abel Augusto Ramos Ferreira é professor de eletrônica e estava emocionado com a perspectiva de poder participar deste momento que, segundo ele, será inesquecível. “Eu visualizo uma cena de forte emoção quando abrirmos a cápsula e vermos se aquilo que escrevemos hoje, de fato se realizou”.
“Desejo muito estar presente neste momento e ver que essa escola de excelência terá dado ainda mais oportunidades aos nossos estudantes para que eles se transformem cada vez mais e que tenhamos ainda mais orgulho de fazer parte dessa transformação”, completa Abel.
Para a responsável pedagógica Ruth Zorneta participar desse momento é traduzir em palavrar os sonhos e expectativas quanto ao trabalho desenvolvido pelo Cephas no seu campo de atuação e o quanto de valor ele agregará aos estudantes de hoje e do futuro.
Da abertura da Cápsula
Todos os que participaram com mensagens depositadas na cápsula do tempo farão parte de uma planilha que servirá de base para que sejam convidados quando da abertura, em 2025.
Serão sorteadas algumas mensagens que serão lidas após a abertura e as demais vão se transformar em uma “carta digital” que será divulgada para amplo conhecimento do público.