Com palitos de sorvetes, alunos do curso de Mecânica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) acionaram a criatividade para aplicar as fórmulas, compreender os objetivos, normas, aparelhos e formas de execução dos principais ensaios mecânicos.
O resultado desta brincadeira séria resultou na apresentação de dez maquetes. Cada grupo teve duas semanas para concluir o projeto, que teve até ponte estaiada.
Não se tratou simplesmente de fazer uma ponte, mas sim de planejar e avaliar a sua função com relação a tração, compressão, torção, dureza, impacto, fadiga, fluência e tenacidade à fratura.
No projeto desenvolvido pelo grupo de Luiz Eduardo de Lima Macedo, 20 anos, foram utilizados 250 palitos para uma ponte de 50 centímetros de comprimento, capaz de suportar 10 quilos sem que ocorra deformação.
Luiz Eduardo explicou que o maior desafio para a construção foi o gerenciamento de materiais, desde a separação dos palitos (controle de qualidade) até o tipo de cola e a geometria adotada para elaboração de um vão (distância entre os dois apoios) de 50 centímetros.
“É maravilhoso poder sair da rotina e comprovar tudo que foi ensinado em sala de aula. Projetos como esses são fundamentais para o crescimento dos alunos, pois envolvem três grandes pilares que simulam uma indústria: trabalho em equipe, criatividade e gerenciamento de materiais, ou seja, é muito importante saber quais materiais utilizar, o porquê utilizar, a quantidade e o custo”, afirmou.
A estudante Quitéria Cunha, 28 anos, disse que colocar em prática o aprendizado das aulas teóricas possibilita um maior entendimento. “Em atividades como essa visualizamos mais facilmente vários esforços como torção, compressão e flexão”, reforçou.
Para o professor Dilmar Vieira dos Santos, saber usar o material adequado para a fabricação de um componente garante que o mesmo estará dimensionado e não haverá falhas.