Cerca de sessenta alunos do curso técnico de hospedagem do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) participaram ontem (4) da palestra Turismo Legalmente Legal.
O evento abordou o turismo e sua legalidade e as funções de um guia de turismo especializado em natureza e aventura.
Durante a discussão foram apresentadas técnicas de salvamento na natureza, exemplos de casos recentes de salvamento no Pico do Itatiaia, além de alguns equipamentos e sua utilidade, durante a realização de uma missão na mata. Foi ressaltada ainda a necessidade do conhecimento sobre primeiros socorros para fazer o primeiro atendimento, caso haja necessidade durante uma atividade.
Para a professora Mônica Fernandes Silva, os conhecimentos adquiridos na palestra são de fundamental importância para quem quer seguir a carreira de guia turístico. “Além de aprender um pouco mais sobre essa profissão, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos que devem ser utilizados durante uma expedição de turismo de aventura.
“Fiquei apaixonado e encantado com os lugares como Pico do Marins e pude perceber o quanto é importante passarmos
essa paixão para quem levamos conosco, durante uma viagem como esta, sempre tendo em mente o cuidado e a preservação da natureza”, disse Jefferson de Sousa Siqueira.
Para a coordenadora Fatima Correa foi muito importante poder conhecer um pouco mais sobre o tema, sobretudo em uma região tão rica em recursos naturais, como o Vale do Paraíba.