Mais de setecentos alunos começam amanhã (24) as aulas no Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).
Para os veteranos, a data marca o retorno às atividades letivas. Para os calouros, que foram selecionados no último Vestibulinho, haverá uma programação diferenciada, já que para eles será o primeiro contato com a escola. Os estudantes serão recepcionados pelos professores e profissionais que os acolherão para mais um semestre letivo.
Os novatos participarão de uma palestra e vão conhecer o Manual do Aluno, onde constam os direitos e deveres como uso do uniforme, regras, horários, postura acadêmica,entre outros.
A assessoria pedagógica apresentará o sistema de avaliação por competências – a metodologia utilizada pela escola e desconhecida pelos alunos que são oriundos de escolas públicas , onde o sistema avaliativo são os conceitos A, B ou C, por exemplo.
No Cephas a avaliação se dá através de indicadores que apontem que o estudante possuiu as competências ligadas ao perfil profissional do curso técnico escolhido por ele.
São avaliados os resultados dos três pilares da educação, preconizados pela LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional),ou seja, para que o aluno seja aprovado ele deve apresentar conhecimento, habilidade e atitudes necessárias ao profissional para atuar no mercado de trabalho.
Para exemplificar: o estudante do curso de pagamento deve dominar, entre outras questões folha de pagamento, plano de negócios, noções de contabilidade, controle de processo de produção (logística).
Na sexta-feira (25), será apresentada a grade curricular para que o aluno possa se certificar de que fez a escolha adequada do curso. Eles podem tirar dúvidas para que, na segunda (28) cada um possa ir para a sala de aula com todos os questionamentos sanados. As aulas no Cephas acontecem nos três períodos (manhã tarde e noite) e a escola oferece os cursos técnicos em Administração, Edificações, Eletrônica, Enfermagem, Hospedagem, Mecânica, Manutenção de Aeronaves e Química