Atualizado em 01/10/2025 – 17:23
O evento ampliou possibilidades e apresentou novidades no mercado de trabalho para os estudantes – Foto: PMSJC
Henrique Macedo
Fundhas
A 1ª Semana de Profissões dos Centros de Inovação da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) movimentou as unidades e regiões da cidade entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, reunindo adolescentes e jovens em atividades práticas, palestras e rodas de conversa voltadas à formação profissional e construção de projetos de vida.
O evento passou pelas três unidades dos Centros de Inovação (Norte, Eugênio de Melo e Sul) e teve a participação de instituições parceiras como Cephas, Senai, Senac, Sebrae, Anhanguera e Microcamp.
Estudantes aproveitaram cada momento das feiras | Foto: Divulgação
A abertura aconteceu no Centro de Inovação Norte, com a palestra magna “Jornada Profissional”, ministrada pelo engenheiro Pedro Henrique Silva. Durante a fala, ele provocou os jovens a refletirem sobre a importância da identidade pessoal na trajetória profissional:
“Antes de qualquer profissão, vem aquilo que nós somos. Depois, aquilo que fazemos e, por fim, aquilo que temos. Muitos invertem essa ordem e acreditam que é preciso ter para ser. A base está em quem somos. A partir daí, vem como consequência ser um bom profissional, um bom pai, uma boa mãe. Tudo começa de dentro para fora”, afirmou.
Palestrante refletiu sobre trajetória profissional | Foto: PMSJC
Programação diversa
Por meio da programação do evento, os adolescentes tiveram contato com oficinas de beleza, empreendedorismo, carreiras militares, influenciadores digitais, cultura maker, mecânica e confeitaria.
Para a gestora da unidade Norte, Renata Alves, a Feira de Profissões amplia horizontes e ajuda os jovens a descobrirem novos caminhos. “É fundamental oferecer oportunidades como essa. Muitos chegam com uma ideia de futuro e, aqui, percebem outras possibilidades. Alguns nunca tinham pensado em determinadas áreas e saem instigados a pesquisar, a sonhar e a traçar novos rumos”, destacou.
Olhar dos jovens
Entre os adolescentes participantes, o interesse pelas oportunidades foi evidente. Ana Evangelista da Silva, de 16 anos, viu na área de química uma possibilidade para o futuro. “Achei bem legal. Pode ser uma boa carreira. Pretendo fazer o vestibulinho e tentar seguir nessa área”, contou.
Já Helena Gomes dos Santos, também de 16 anos, destacou a chance de conhecer mais sobre diferentes áreas de atuação. “É uma oportunidade para a gente ter uma visão melhor do futuro. Gostei muito dos cursos apresentados pela Anhanguera e tenho interesse em seguir na área de Administração”, disse.
Ana e Helena: de olho no futuro | Foto: PMSJC
O último dia, no Centro de Inovação Sul, reuniu uma mesa-redonda com profissionais de diferentes setores, como: comunicação, gastronomia, esportes, empreendedorismo e beleza, além de workshops de Mecânica de Autos, Beleza e Estética.