Cursos do programa Portas Abertas ampliam oportunidades

Curso programa Portas Abertas - Noções Básicas de CAD para Construção Civil

Alunos na primeira aula do curso de noções Básica de CAD para Construção Civil, oferecido pela Prefeitura por meio do programa Portas Abertas – Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

Aos 67 anos, o economista aposentado Cícero Morais de Araújo continua em busca de novos conhecimentos e oportunidades profissionais.

Nesta segunda-feira (29), ele iniciou o curso presencial gratuito Noções Básicas de CAD para a Construção Civil, em que aprenderá a desenvolver desenhos e projetos no computador, entre outras modernidades.

É mais um curso do programa Portas Abertas, oferecido pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e pelo Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), mantidos pela Prefeitura de São José dos Campos.

Novos rumos. Economista aposentado, Cícero quer ser empreiteiro de obras. Foto: PMSJC

Fundhas para todos

A iniciativa foi implantada em 2021 com a finalidade de compartilhar recursos, abrindo e disponibilizando as unidades da Fundhas para munícipes de todas as regiões da cidade realizarem cursos de capacitação profissional gratuitos e de qualidade e desenvolverem atividades de esporte, cultura e lazer, principalmente aos finais de semana e durante as noites.

Neste ano, já foram oferecidas 260 vagas em 18 cursos gratuitos presenciais. Em 2021 e 2022, no total foram abertas 1.301 vagas em 26 cursos gratuitos em parceria com o Cephas, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

É mais uma ação da Prefeitura para auxiliar quem busca capacitação profissional para inserção ou recolocação no mercado de trabalho, além de realizar o sonho de empreender e abrir seu próprio negócio. 

A manutenção e ampliação da oferta de novos cursos no Cephas é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

Modernidade. Curso de CAD é um dos diferenciais do Portas Abertas. Foto: PMSJC 

Horizontes ampliados

O curso de Noções Básicas de CAD para a Construção Civil tem 15 alunos, com aulas sempre às segundas e quintas-feiras, das 8h às 11h30, no Centro de Inovação Sul, na sede da Fundhas (rua Santarém, 560, no Parque Industrial, na região sul). 

No primeiro dia, Cícero já se animou. Ele está empolgado com a perspectiva de novos horizontes profissionais.

“Após um acidente recente, tive minha capacidade de locomoção reduzida e decidi trabalhar de casa. Para não ficar parado, resolvi fazer este curso de CAD”, disse Cícero, que mora no Jardim das Indústrias, na região oeste.

“Hoje é apenas o primeiro dia de aula, mas já gostei. Estou animado porque, com os conhecimentos que vou adquirir, poderei ser um empreiteiro de obras autônomo, desenvolvendo pelo computador projetos da construção civil”, completou. 

Mais cursos

Também no Centro de Inovação Sul da Fundhas, nesta quarta-feira (31) terão início mais três cursos do programa Portas Abertas: Inglês Básico; Iniciação de Mecânica de Bicicleta; e Técnicas de Hidratação e Escovação de Cabelos.

As aulas destes cursos e do de Noções Básicas de CAD para a Construção Civil  prosseguem até o final de junho.