Programa Primeira Chance alimenta sonhos em São José

Encerramento programa Primeira Chanche Fundhas - Primeiro semestre de 2023

Jovens beneficiados pelo programa Primeira Chance estão esperançosos de conseguirem vagas no mercado de trabalho – Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

Após um mês de cursos, palestras e aulas, terminou nesta quinta-feira (27) mais uma edição do programa Primeira Chance, realizado pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) com o objetivo de auxiliar 40 jovens de todas as regiões de São José dos Campos na busca pelo primeiro emprego e por novos horizontes profissionais.

No total, foram desenvolvidos oito módulos temáticos com orientações e informações sobre diversos aspectos do mercado de trabalho. Os jovens que concluíram os cursos com 100% de frequência receberão uma contrapartida financeira de R$ 400.

Eles terão também a oportunidade de continuar a capacitação profissional com a realização de um curso gratuito na modalidade EAD oferecido pelo Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Implantado em 2017, o programa Primeira Chance é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Fundhas, o Cephas e entidades como Assecre (Associação das Empresas do Vale do Paraíba), ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José, Senai (Serviço Nacional da Indústria), Senac (Serviço Nacional do Comércio) e CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), entre outras, e com empresários voluntários.

O objetivo é propiciar novas chances de empregabilidade e empreendedorismo para jovens de 18 a 29 anos de todas as regiões de São José.

A manutenção e ampliação do atendimento dos jovens na capacitação para o primeiro emprego através do programa Primeira Chance integra o Plano de Gestão 2021-2024.


Nesta quinta (27), visitaram laboratórios do Parque Tecnológico. Foto: PMSJC

Esperança

Thiago Rezende Moraes, que tem 19 anos e reside no Jardim Colonial, na região sul, elogiou a dinâmica dos cursos, que acredita que o ajudarão na conquista do primeiro emprego com carteira assinada.

“Agradeço à Fundhas e ao Cephas esta oportunidade que me deram de aprender muita coisa interessante. Agora estou mais preparado para conquistar um emprego.”

A opinião foi compartilhada por Jessy Martinez, que tem 18 anos e mora no Residencial União, também na região sul.

“Nunca trabalhei e agora estou esperançosa de que conseguirei um emprego. Este programa é muito bom e ampliou meus horizontes.”