Programa Portas Abertas amplia oportunidades de trabalho

Programa Portas Abertas - Primeiro semestre de 2023

Novas turmas estarão com inscrições abertas a partir de 10 de maio – Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

A autônoma Eliane Barbosa Gonçalves, que tem 37 anos e mora no bairro Dom Pedro 2º, na região sul de São José dos Campos, iniciou 2023 com o desejo de empreender e abrir um salão de beleza.

Para alcançar o objetivo, ela não poupa esforços. Nesta semana, iniciou dois cursos que a ajudarão a concretizar o sonho de mudança de vida e emancipação social e financeira: escova e hidratação de cabelos e cortes básicos masculinos.

Eles integram lista de nove cursos gratuitos presenciais do programa Portas Abertas, com aulas de manhã até o final de maio na sede da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), no Parque Industrial. São 135 vagas oferecidas pela instituição para munícipes de todas as regiões da cidade. As aulas são ministradas por professores do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

É mais uma iniciativa da Prefeitura para auxiliar quem busca capacitação profissional para inserção ou recolocação no mercado de trabalho. A manutenção e ampliação da oferta de novos cursos no Cephas é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

Elisângela (de verde) optou por se aperfeiçoar em informática | Foto: PMSJC

Horizontes

Eliane, que atualmente trabalha na coleta de reciclagem, acredita que os conhecimentos que vai adquirir a ajudarão a abrir o salão de beleza. “Estou muito motivada e acredito que vou aprender bastante. Assim que vi a lista de cursos oferecidos, me inscrevi nos dois que irão me ajudar a realizar meu sonho. Espero abrir meu salão de beleza em breve.”

Quem também está otimista em conseguir ampliar os horizontes profissionais é a divulgadora comercial Elisângela Alves Gril, que tem 50 anos e mora no Parque Industrial. Com a experiência de quem já trabalhou com a venda de cursos, ela não tem dúvida de que o de informática básica, que começou nesta semana na sede da Fundhas, será fundamental para a recolocação no mercado de trabalho.

“Vendia cursos, mas atualmente estou desempregada. Resolvi me inscrever no curso de informática básica porque é uma área fundamental e que irá agregar muito na minha vida, abrindo novas perspectivas e possibilidades de trabalho”, disse ela.

Transformação

Implantado em 2021, o Portas Abertas tem como principal objetivo disponibilizar os ambientes da Fundhas para a realização de cursos e desenvolvimento de atividades de esporte, cultura e lazer.

Neste ano, o programa já abriu 215 vagas em 13 cursos gratuitos presenciais. Outras 45 serão abertas em maio, com inscrições a partir da próxima quarta-feira (3).

Em 2021 e 2022, foram oferecidas 1.301 vagas em 26 cursos gratuitos em parceria com o Cephas, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

MAIS NOTÍCIAS
Fundhas