Cephas tem alunos selecionados para capacitação na Johnson

Ariane Caldas
Fundhas

Quando talento e conhecimento se unem, coisas boas acontecem. É com esse propósito que o Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) firmou parceria com a Johnson & Johnson Medical Devices para capacitação de jovens em Programação e Sistemas. 

Por meio do programa “Mil Devs Talentos Para o Bem na Saúde”, a J&J ofereceu 80 vagas para a formação de desenvolvedores de Software e Sistema Phyton para atuarem na área da saúde. 

O processo seletivo contou com a participação de mais de 900 candidatos de diversas cidades e instituições de ensino. As entrevistas foram realizadas por etapas divididas em testes de raciocínio lógico e específicos de programação. Após quase dois meses de seletiva, uma boa notícia: 20 alunos do Cephas foram selecionados para o curso.

Conquista

Rafaelle Cristine Santos da Silva conta emocionada sobre a aprovação: “Quando fiquei sabendo parecia um sonho. É mais que um programa, é um projeto de vida”, afirmou. Apaixonada por tecnologia desde criança, a jovem de 18 anos acredita que esse é o início de uma carreira promissora na área de Software. “Descobri a minha missão”, completou. 

Foto: Adenir Brito/PMSJC

Ao contar sobre o processo seletivo, a aluna disse que, apesar de desafiador, o resultado valeu a pena. Em uma das fases da entrevista on-line, Rafaelle apresentou uma fotografia com a família. “Tive que mostrar algo que me representa, a foto transmite tudo que sinto. Foi o dia mais feliz da minha vida, em frente ao fórum, após meus avós conseguirem a minha guarda”. 

Para ela, a foto representa a força e também a motivação para ser exemplo aos irmãos menores. “Quero mostrar a eles que com garra e determinação conseguimos superar tudo”, disse Rafaelle.

Novas oportunidades

Aluno do curso Técnico em Química do Cephas, André Luis de Souza Sério, de 19 anos, está ansioso para encarar novos desafios e experiências profissionais. “Eu sou uma pessoa muito aberta para o conhecimento, já tive contato com programação e me sinto preparado”.  

O jovem faz parte do programa de aprendizagem da Johnson e conta que o curso é uma oportunidade de ser futuramente efetivado e conquistar uma outra posição dentro da empresa. “Eu estava preocupado, pois o meu contrato como Aprendiz encerra em seis meses. E de repente surgiu essa chance”, afirmou Sério.

Sobre as expectativas, ele se mostra firme e focado. De acordo com o estudante, o mais importante neste momento é ter disciplina e dedicação para adquirir o conhecimento que as empresas de tecnologia necessitam. “Estamos sendo observados a todo momento. Tudo depende do nosso próprio desempenho e força de vontade”.

Talentos

Oferecido pela Johnson & Johnson, o programa “Mil Devs Talentos Para o Bem na Saúde” tem como propósito mudar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da capacitação em Desenvolvimento de Software, criando condições para que eles possam ultrapassar as barreiras sociais e ingressar no mercado de trabalho.

O início das aulas está marcado para esta segunda-feira (12). Com carga horária de 300 horas, o curso será realizado de forma on-line até dezembro. Ao final da qualificação, os 15 melhores alunos serão contemplados com um estágio supervisionado.