‘Família Empreendedora’ certifica mais de 170 pais de alunos

“A oficina na Fundhas me deu um suporte, uma orientação que me ajudou a chegar neste trabalho. Com o dia a dia, na prática, a gente aprende ainda mais. O trabalho aqui é uma benção na minha vida e as pessoas me ensinam e ajudam”. Este é o depoimento de Lucineia Aparecida de Carvalho, que participou das oficinas de hotelaria do projeto Família Empreendedora da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) em junho deste ano e, há dois meses, conseguiu emprego em um hotel na região central de São José dos Campos. 

O projeto, lançado neste ano, ofereceu oficinas de empreendedorismo e qualificação profissional às famílias de alunos. Mais de 170 pessoas foram certificadas, após as aulas realizadas entre junho e novembro nas 14 Unidades da Fundhas localizadas em regiões periféricas e no centro do município.

A mãe da aluna Karina, da Unidade Embraer (Putim), foi uma das primeiras a entrar no projeto e, junto com familiares de atendidos da Unidade do Putim, aprendeu lições teóricas e práticas de hotelaria, além de visitar hotéis do município. 

“Vale muito a pena participar, me ajudou bastante. Quero continuar neste emprego e crescer profissionalmente”, afirma Lucineia.

Para Isa Rubiana, gestora do projeto, a iniciativa está alinhada com a missão institucional da Fundhas de oferecer atendimento às crianças, adolescentes e jovens, bem como suas respectivas famílias, em situação de vulnerabilidade social.

“O ‘Família Empreendedora’ mostra o quanto é importante, pois, ao atendemos e cuidarmos de nossas crianças e adolescentes, também estamos cuidando de seus familiares”, disse.       

Empreendedorismo

Oferecer oportunidade de qualificação profissional, com conteúdo teórico e experiências práticas, para reinserção no mercado de trabalho é um dos objetivos do projeto Família Empreendedora da Fundhas. 

Os familiares de atendidos, beneficiados pelas oficinas do Família Empreendedora, receberam certificados do Cephas (Centro Educacional Hélio Augusto de Souza) após a conclusão das aulas.

A certificação aconteceu em cerimônias que reuniram familiares, alunos e profissionais da Instituição, em clima de confraternização nas Unidades.

Os temas abordados nas aulas foram: hotelaria e camareiro (noções básicas de arrumação e organização de locais e ambientes), empreendedorismo social, economia doméstica (noções de planejamento financeiro) e cumim (auxiliar de garçom).

Realizando sonhos

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na páginaFundhas SJC, e pelo Instagram