Fundhas se candidata a programa da Unesco

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) participa do processo de associação a rede PEA (Programa de Escolas Associadas) da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Nesta semana, a Instituição enviou representantes ao Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas 2019, que aconteceu em Ouro Preto (MG). 

A busca pelo selo da Organização fidelizará as atividades desenvolvidas pela Fundhas, com a possibilidade de obter maior visibilidade nas ações desenvolvidas e credibilidade mundial no trabalho socioeducativo.

O evento, que aconteceu em Ouro Preto, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, contou com apresentação de experiências/vivências inovadoras na educação, palestrantes de alto nível, escolas internacionais e abordagens que fortalecem o trabalho das escolas.

O Programa

O PEA é uma rede de instituições comprometidas a promover os ideais, valores e prioridades da Unesco criada em 1953, com cerca de 10.000 escolas em 180 países. No Brasil, há 382 instituições associadas, que trabalham para construir um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável, em linha com os objetivos estratégicos da Organização.

Após inscrição no processo de associação ao PEA, via formulário online, a Instituição deve demonstrar comprometimento com os valores da Unesco no desenvolvimento de projetos alinhados.

Anualmente, a Fundhas envia relatórios com suas atividades e projetos para conhecimento e análise da equipe do Programa. O processo de associação pode levar cerca de dois anos.

Após a primeira fase, as instituições participam de atividades na condição de escolas candidatadas. A partir daí o processo é encaminhado a Paris, na França, para a decisão final da Coordenação Internacional do PEA-Unesco, baseado nas políticas globais de certificação de novas Escolas Associadas.

Sonhos realizados

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.