‘Família Empreendedora’ da Fundhas chega à região leste

O projeto inovador da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) ‘Família Empreendedora’ chega nesta semana à região leste. A Unidade Petrobras, no Campos de São José, é a segunda beneficiada pela ação que, nesta segunda-feira (19), reuniu pais e familiares de alunos para qualificação profissional.

Nesta sexta-feira (23), a turma terá mais uma oficina de Hotelaria e Camareiro, sob orientação da professora Mônica Fernandes, do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) com parte prática que inclui confecção de currículos. A aula acontece das 19h às 21h.

A iniciativa oferece aulas presenciais de empreendedorismo e qualificação profissional, com introdução dos temas e técnicas práticas. Os participantes receberão certificados do Cephas. Até o final deste ano, cerca de 560 famílias poderão ser beneficiadas.

Espaço para todos

Durante o dia, crianças e adolescentes ocupam todos os espaços dos núcleos da Fundação durante atividades e projetos. A partir deste ano, quando chega a noite é a hora dos familiares usufruírem destes espaços para aprenderem.

“As famílias adoraram o convite para o projeto. Qualificação e aprendizado nunca são demais, ouvimos pais e mães dizendo que o certificado fará a diferença e agradecendo pela Instituição pensar neles”, afirma o gestor da Unidade, Ricardo Castro.

Domingos Pereira de Jesus, 51 anos, é pai de três filhos e acompanha o caçula, Lyan Barbosa de Jesus, 11 anos, nas atividades diárias da Fundhas. Para ele, o projeto é “uma oportunidade a mais para o currículo”. 

“Estas oficinas são importantes para dar nova chance aos familiares e também nos aproximar ainda mais da Fundhas. Todos devem conhecer de perto o trabalho da Instituição, levar a sério e aproveitar as oportunidades”, conta.

Novas oportunidades

Todas as oficinas têm 8 horas de duração para facilitar a participação efetiva das famílias. Cada unidade da Fundhas pode disponibilizar até 40 vagas e definir sua programação.

Além das unidades Embraer (Putim) e Petrobras (Campos São José), mais 480 familiares de atendidos poderão ser beneficiadas no segundo semestre com as oficinas.

Os temas disponíveis são: hotelaria e camareiro (noções básicas de arrumação e organização de locais e ambientes), empreendedorismo social, economia doméstica (noções de planejamento financeiro) e cumim (auxiliar de garçom).

Fazendo a Diferença
Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens no município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e oferece projetos voltados aos esportes, música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

 Acompanhe a Fundhas

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC.

Serviço – Família Empreendedora 2ª turma
Data: 30/08 (sexta-feira), das 19h às 21h.
Público: Cerca de 40 familiares de alunos, além de professores e equipe da Fundhas.
Local: Unidade Petrobras, na Rua Alexandre Souza Roberto, 20 – Campos de São José.