Cephatron se prepara para competição nacional de robótica

O time de robótica Cephatron, formado por professor, alunos e ex-alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) se prepara para a competição Offseason de FRC (First Robotics Competition) do Brasil, que acontece em Novo Hamburgo (RS) nos dias 27 e 28 deste mês.

A equipe, que viajou na noite desta quarta-feira (25), é composta por 21 estudantes de cinco cursos técnicos (Hospedagem, Administração, Mecânica, Eletrônica e Mecânica de Aeronaves), além de professor, mentor e duas mães voluntárias.

O Cephatron coleciona premiações nacionais e internacionais desde 2006 e tem como objetivo principal a disseminação da Ciência e da Tecnologia buscando a transformação da comunidade local e do entorno.

Animação e expectativa

Os alunos, que têm entre 16 e 21 anos, irão participar de um campeonato com equipes de robótica do Brasil todo e estão ansiosos para trazer um prêmio da competição.

Eduardo Carvalho, 17 anos, cursa Eletrônica há cerca de um ano e destaca a importância das aulas de Programação e o currículo, que alia teoria e prática no Cephas. “Frequentar laboratório ajuda muito a aprender, pois a prática facilita nosso entendimento. Gosto de Robótica, quando entrei no time entendi a importância do trabalho em equipe”, afirma.

Aluno de Mecânica, Thiago Gregate Silva, 17 anos, escolheu o Cephas por influência e incentivo do irmão mais velho, ex-aluno do Centro.

“Desde criança eu gostava de montar e desmontar coisas, sempre fui curioso e escolhi a Mecânica inspirado no meu irmão. A qualidade do trabalho dos professores me impressiona e contribui com a formação. Espero que a gente traga prêmio desta competição, quero ajudar o Cephatron a crescer e ter muitas conquistas”, disse o jovem.

O grupo se reúne aos sábados para aulas, execução de projetos e preparação para os torneios.

Segundo a equipe técnica do Cephas, a participação do time em campeonatos é uma oportunidade de ampliar aprendizados e a visão de mundo por meio de ações práticas.

O Cephatron

O time do Cephatron conta com 30 membros, que passaram em processo seletivo realizado este ano, além do apoio de mentores, familiares e voluntários da comunidade.

O foco das ações está em competições nacionais, como o campeonato deste final de semana e o Torneio Brasil de Robótica (TBR) que terá uma etapa regional em São José no próximo mês, além de feiras, exposições, as edições do Conexão Juventude, da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, e outros eventos.

A imagem que representa o Cephatron é de um lobo guará, o animal foi escolhido por ser nativo do país e simbolizar inteligência, agilidade e capacidade de sobrevivência.

Conheça o Cephas             

  • O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) fundada há 19 anos com a finalidade de oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.
  • Todos os cursos técnicos do Cephas são gratuitos e o acesso é feito por meio de Vestibulinho, realizado duas vezes por ano.
  • O objetivo do Cephas é promover a integração às diferentes formas de educação ao trabalho, ciência e tecnologia, visando o permanente desenvolvimento de aptidões para uma vida produtiva e social, além de despertar e estimular a capacidade de visualização e resolução de problemas e o espírito empreendedor.