Alunos do Cephas visitam obra da Rotatória do Gás

Aprendizado em campo, com experiência prática, tendo um canteiro de obras como sala de aula. Foi neste ambiente que 15 alunos do técnico em Edificações do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) passaram a manhã desta terça-feira (29), durante visita à Rotatória do Gás, em construção pela Prefeitura na região leste de São José dos Campos.

Após assistirem a um vídeo ilustrativo da obra, eles tiraram dúvidas e fizeram um tour pela construção, com acompanhamento de equipe técnica responsável. 

Experiência prática

O interesse por construção civil começou cedo para a aluna Amanda Lustosa Vital, 26 anos, ao ver o pai trabalhando em obras. Após ouvir boas referências sobre o curso do Cephas, a jovem prestou Vestibulinho, passou, e começou a estudar Edificações no início deste ano.  

“A escola é muito boa. As visitas técnicas são um diferencial, pois a vivência em campo ensina bastante junto com a teoria, que vemos em sala de aula”, disse.

A carreira na área de construção civil também é um sonho de infância do estudante Marcelo Madureira. Morador do Campos de São José, ele aprovou a experiência de conhecer de perto uma importante obra viária de sua região.

“A aula em campo é como uma extensão do curso. Gosto muito do que faço, por isso estou aqui”, afirmou.

O jovem Luís Felipe Reis, 21 anos, trabalha em um condomínio na região oeste. No ambiente de trabalho, Luís começou como auxiliar de serviços gerais e, incentivado por um colega, buscou o curso técnico para se qualificar.  

“Passei no Vestibulinho, mudei o horário do trabalho para poder estudar de manhã e sei que esta é uma boa escolha que fiz. O setor de construção civil é importante para o desenvolvimento do país, espero que surjam novas oportunidades de mercado para nós”, disse.

“O curso e as visitas técnicas abrem minha mente e mostram a importância de buscar conhecimento na técnica e na prática para evoluir como profissional”, destacou o jovem.  

Segundo a professora do curso, Maria Emília Tamborindeguy, as visitas técnicas semanais compõem a grade curricular e ampliam a visão do mundo profissional e a bagagem de conhecimento dos alunos.

“Com as visitas técnicas, eles conseguem visualizar a forma de trabalho que poderão ter no futuro, a importância dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e das normas de segurança, e o uso de técnicas de construção. Esta visita traz um conhecimento diferente por se tratar de uma obra de infraestrutura. Muitas empresas priorizam contratar nossos alunos, pois sabem que eles têm uma vivência prática”, disse.

A Obra

O cronograma está com aproximadamente 35% de execução realizada. De um ponto ao outro do entroncamento no Jardim Americano, os serviços se desenvolvem em várias frentes.

Na descida da Estrada do Cajuru em direção ao Novo Horizonte, os trabalhos de terra armada para alargamento da via já ultrapassaram a metade do aterro em cerca de 300 metros de extensão.

Após a cravação e o nivelamento das 176 estacas que vão contornar a passagem inferior, as equipes da empresa contratada continuam com os serviços de escavação. Também estão em andamento a fabricação de lajes e vigas pré-moldadas no canteiro e as obras de drenagem e concretagem.

Prevista para ser entregue no ano que vem, a Rotatória do Gás tem o objetivo de melhorar o trânsito no entroncamento da avenida Tancredo Neves com a Estrada do Cajuru. Haverá três trechos de pistas, com asfaltamento de 1,3 quilômetro de extensão. A passagem em desnível terá 42 metros de comprimento e será protegida por muros de contenção.

Pelo local circulam dezenas de linhas de ônibus e milhares de veículos, além dos caminhões do transporte de carga do setor petroquímico. A obra de mobilidade também vai promover melhorias na acessibilidade e segurança para pedestres e ciclistas.

Vídeo ilustrativo da obra

Conheça o Cephas             

  • O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) fundada há 19 anos com a finalidade de oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.
  • Todos os cursos técnicos do Cephas são gratuitos e o acesso é feito por meio de Vestibulinho, realizado duas vezes por ano.
  • O objetivo do Cephas é promover a integração às diferentes formas de educação ao trabalho, ciência e tecnologia, visando o permanente desenvolvimento de aptidões para uma vida produtiva e social, além de despertar e estimular a capacidade de visualização e resolução de problemas e o espírito empreendedor.
  • Fique por dentro das ações que a Fundação e o Cephas realizam em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.

*Colaborou o jornalista Cláudio Ribeiro.