Funcionários ‘pratas da casa’ da Fundhas visitam unidades

As atividades do “Prata da Casa”, novo projeto da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), começaram nesta segunda-feira (15). Os funcionários que foram alunos da instituição começam a visitar as unidades para trocar experiências e aprendizados sobre suas trajetórias com crianças e adolescentes. A primeira unidade a realizar o encontro foi a Jorge Alegre, no centro.  

Os membros do projeto irão visitar as 10 unidades da Deca (Divisão Especializada em Criança e Adolescente) que atendem dos 6 aos 14 anos. Em duplas e trios, os profissionais se encontram com estudantes e, por meio de um jogo de perguntas e respostas, abordam temas como: sonhos, estudos, trajetória de vida e expectativas. A programação segue até o próximo dia 24.

“Foi uma experiência fantástica. Falamos sobre projetos de vida e sonhos para o futuro. O mais importante foi poder compartilhar com eles nossas experiências. Eles participaram muito bem, foi bom ouvir suas histórias, saber as expectativas e como enxergam a Fundhas”, comentou Carlos Arcanjo, da equipe de Supervisão Técnica.

Arcanjo foi adolescente atendido pela Fundhas durante seis anos. Há 17, trabalha na instituição em prol dos programas e projetos que são referência e oferecem oportunidades de mudança de vida a milhares de crianças e adolescentes em São José dos Campos.

Animadas e participativas no meio do público, as alunas Irís e Kevelyn aprovaram a visita diferente da manhã desta segunda. “Foi muito legal aprender novas coisas sobre a Fundhas, pensar no que ela representa para minha vida e no meu futuro. Também foi legal conhecer os ex-alunos, gostei muito”, disse Kevelyn.

“A gente perguntava e eles respondiam, gostei. Tirei dúvidas sobre a história deles e falamos sobre o que queremos para o futuro. Todos participaram, achei legal a visita”, observou a colega, Iris.

O projeto

Vinte e seis funcionários que foram alunos da instituição receberam uma homenagem em fevereiro, durante evento de lançamento do Prata da Casa, na sede (Parque Industrial). Os profissionais receberam um botton com o símbolo do projeto e foram convidados a visitar as unidades da Fundhas durante o ano trocando experiências de vida com alunos.

A ideia inovadora foi recebida com emoção e gratidão pelos funcionários, que poderão agendar até dois dias por ano para visitarem unidades seguindo uma programação predefinida.

A Fundhas

Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundação mantida pela Prefeitura de São José dos Campos contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens, que tiveram a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

Atualmente, são atendidos 3.500 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, em atividades de lazer nas 14 unidades da Fundhas. 

Além da Deca, a Fundhas tem a DE (Divisão de Empregabilidade), com quatro unidades, que é administrada pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e oferece cursos de qualificação profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas oferece atividades diferenciadas para crianças e adolescentes pautadas nos quatro pilares da Educação da Unesco (Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer) distribuídos em campos de aprendizagem e áreas de conhecimento.

Acompanhe a Fundhas

Quem quiser ficar por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pode acompanhar, pelo Facebook, na página Fundhas SJC a cada dia um case de sucesso de ex-alunos, alunos e funcionários é divulgado em comemoração aos 32 anos da instituição, completados em abril.