Crianças e adolescentes da Fundhas comemoram Carnaval nas unidades

As unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) já estão em clima de Carnaval. Durante esta semana, crianças e adolescentes são recebidos com atividades lúdicas e oficinas artísticas em ritmo de folia para aprender de forma divertida. A programação conta com aulas de bate-lata, desfiles de fantasias e Grito de Carnaval.

A unidade Embraer, no Putim (região sul), já está toda enfeitada para o baile que acontece nesta sexta-feira (1º). Na tarde desta terça-feira (26), os alunos se reuniram para confeccionar máscaras e preparar a festa de fantasias.

“Eu gosto de comemorar o Carnaval, acho divertido sair, dançar e me fantasiar. O que é bom deve ser sempre festejado”, comentou empolgada Nathália Maria Souza da Silva, 13 anos, enquanto participava da oficina.

A festa brasileira mais popular agrada crianças e adolescentes, que podem aprender sobre arte e cultura nacional por meio de brincadeiras. Os educadores trabalharam a história das marchinhas carnavalescas e prepararam a decoração com máscaras de madeira.

“Estes momentos são bons, pois eles conhecem novas músicas que marcaram o Carnaval, aprendem sobre a história, as técnicas artísticas, como pintura e colagem, e usam a criatividade”, disse a educadora de Artes Plásticas, Laisa Nogueira Gasparini.

“Eu pulo Carnaval desde pequena, adoro a festa. O que mais gosto são as músicas animadas, participo do projeto bate-lata e aprendi com ele que todos temos talentos e somos capazes. No começo, achava que não ia aprender, mas a paixão pela música e as aulas com o professor me ajudaram muito”, contou Thamahara de Oliveira, 13 anos.

Folia da Paz

A semana segue com programação nas unidades da Fundação, com a confecção de máscaras, adereços, colares, pintura de rosto e baile de Carnaval. No Campo dos Alemães, a unidade Dom Bosco Profissionalizante organiza um Grito de Carnaval para cerca de 130 alunos nesta sexta-feira (1º). Com o tema “Carnaval da Paz no Dom Bosco”, a ação busca trabalhar as habilidades socioemocionais por meio de atividades que fomentam a cultura da paz, movimento internacional instituído pelas Nações Unidas.

O evento terá apresentação do grupo joseense Cabelo de Milho, com repertório de canções populares e tradicionais. O Grito de Carnaval acontece a partir das 14h na unidade, que fica na avenida João de Oliveira e Silva, 757 – Campo dos Alemães.