Alunos e professores comemoram os 19 anos do Cephas

A manhã ensolarada desta quarta-feira (6) acolheu alunos, professores, profissionais e convidados do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) para a primeira cerimônia de aniversário da instituição educacional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Ao todo, cerca de 400 pessoas participaram do evento, que contou ainda com a presença de autoridades do município e ex-diretores do Cephas. Outras 800 pessoas passariam pelo Centro durante o dia.

O Centro completou 19 anos na última segunda-feira (3) e comemorou nesta quarta em três períodos (manhã, tarde e noite), com exposição de projetos dos cursos técnicos de Administração, Eletrônica e Edificações. De manhã, a turma de Enfermagem realizou verificação de pressão no laboratório.

A fanfarra da Fundhas levou música e apresentação artística para o evento e foi responsável por puxar o ‘parabéns’ para a Instituição. O grupo de profissionais e alunos da Padaria Escola, que fica no Parque Industrial, preparou mais de 10 formas de bolo como parte da comemoração.

Orgulho por fazer parte

O Cephas oferece qualificação profissional de excelência em São José dos Campos há quase duas décadas e, para isso, conta com uma equipe de profissionais e educadores empenhados em capacitar e contribuir no desenvolvimento dos futuros profissionais do mercado.

Estela Cristina da Silva, 18 anos, é aluna do 2º módulo do técnico em Hospedagem. A jovem conheceu o Cephas pelo irmão mais velho, que cursou Eletrônica há alguns anos. No segundo semestre de 2018, Estela passou na prova e começou o técnico em Hospedagem.

“Foi a melhor escolha que fiz. É um curso ótimo que gosto bastante. Aqui, a forma de ensinar é diferente, os professores têm bom relacionamento com os alunos. Se precisar, pegam no pé, mas tudo para nosso bem. Pretendo continuar estudando e me especializar em confeitaria, pois já trabalho nessa área”, conta.

Outra aluna que entrou no Cephas há um ano é a Isabela Barros dos Santos, do 1º módulo em Administração. A ex-aluna da Fundhas destaca como diferencial da Instituição o currículo atualizado com a vida profissional.

“Aqui, aprendemos sobre o mercado de trabalho, como nos comportarmos em processos seletivos e empresas, além da forma como nos passam as disciplinas. Teremos aulas de Marketing Digital, algo que faz parte da nossa rotina, estou animada. Após o curso quero fazer faculdade de Administração.”

Mais um exemplo de satisfação é o de Marcelo Madureira, 49 anos, da turma do 1º módulo em Edificações. “O curso de Edificações é importante e, aqui no Cephas, é uma referência para a área de construção civil. A parte prática que temos, com desenhos, visitas técnicas e criação de projetos, é um diferencial e tanto, amplia nossa visão. O conhecimento permite que a gente se desenvolva melhor”, comenta.

Exposição de projetos

Alunos dos cursos técnicos de Administração, Eletrônica, Enfermagem e Edificações expõem projetos realizados durante este semestre. A exposição marca a conclusão dos cursos deste semestre. 

Projetos arquitetônicos, maquetes físicas e eletrônicas e protótipos, além de produtos da miniempresa formada por alunos de Administração, foram expostos durante todo o dia nos laboratórios e no auditório. No período noturno, uma banca de profissionais irá eleger o melhor projeto do curso de Edificações.

O Cephas

O Cephas é uma instituição educacional fundada em 3 de junho de 2000, que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio. Todos os cursos técnicos do Cephas são gratuitos e o acesso é feito por meio de vestibulinho, realizado duas vezes por ano.

Nos últimos dois anos, o Centro registrou crescimento de 76% e contou com a implantação de um polo no Centro Empresarial 2 do Parque Tecnológico, permitindo aliar teoria e prática na formação dos alunos.

Também houve a integração das áreas de educação profissional, com a transferência do programa Jovem Aprendiz e das Unidades da Divisão de Empregabilidade para o Cephas, a inserção da metodologia por competência e a ampliação do atendimento do Cephas no programa MedioTec, em parceria com o Governo Federal.

O objetivo do Centro é promover a integração às diferentes formas de educação ao trabalho, ciência e tecnologia, visando o permanente desenvolvimento de aptidões para uma vida produtiva e social, além de despertar e estimular a capacidade de visualização e resolução de problemas e espírito empreendedor.

Atualmente, a instituição oferece cursos técnicos em Administração, Enfermagem, Edificações, Eletrônica, Mecânica, Hospedagem, Mecânica em Aeronaves em grupo motopropulsor, Mecânica em Aeronaves em Célula e Química.

A Fundhas

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, a Fundhas atende crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades e projetos gratuitos no contraturno escolar em 14 unidades na cidade. 

Nos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que, por meio dos projetos, tiveram a possibilidade de realizar sonhos e buscar crescimento profissional.