Alunos da Fundhas recebem certificados de cursos de qualificação

A certificação marca uma fase importante da adolescência dos alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). Mais de 600 alunos, com idades entre 15 e 17 anos, das unidades voltadas à educação profissional de adolescentes celebram nesta semana a conclusão dos cursos.

Na tarde desta terça-feira (2), a Unidade Profissionalizante Parque Industrial festejou com educadores, profissionais, alunos e familiares o encerramento de mais um semestre. Nesta quarta (3) e quinta-feira (4) será a vez de outras Unidades, a Norte e a Eugênio de Melo, entregarem os certificados aos estudantes. A Unidade Dom Bosco, na região sul, realizou o evento na última segunda-feira (1). 

Em meio a discursos de motivação e acolhida carinhosa, com quitutes feitos pela Padaria Escola da Fundhas, os jovens foram incentivados a buscarem seus sonhos de realização profissional.

“Formei uma bagagem imensa aqui na Fundhas com todas as experiências, aprendizados dos professores, lugares que visitamos e projetos. Serei aprendiz em uma empresa de peças de avião e estou animado. Quero crescer lá dentro, desenvolver habilidades e, quem sabe, no futuro poder fazer intercâmbio em uma filial da empresa na Espanha”, contou o aluno Rafael Inácio, 17 anos.

O momento reconhece também o trabalho realizado pelos professores e educadores sociais em todas as unidades da Instituição.

“Receber a certificação marca o final de um ciclo, um momento onde podem pensar no caminho que estão traçando e em seus objetivos. A atuação de todos os profissionais faz a diferença na formação de cada um. Desejamos que eles saibam que são capazes de seguir seus sonhos e acreditem”, comentou André Ricci, educador social há 15 anos na Fundhas.

Orgulho da família

Giovana Faria, 17 anos, é um dos exemplos de adolescentes que se destacaram pela dedicação e envolvimento nas propostas da Fundhas. Após dois anos na Uppi, a jovem agora se prepara para iniciar como aprendiz na Embraer no próximo semestre.

“A gente só tem a crescer e se desenvolver mais, me sinto bem aqui hoje encerrando essa fase e pronta para as próximas que virão. Eu amo a Fundhas e só tenho a agradecer”, comenta.

“A Fundhas ajudou muito no desenvolvimento da Giovana, ela amadureceu como pessoa e também como profissional. Sinto que a equipe e os amigos daqui são como uma segunda família para ela, quando precisamos tivemos muito apoio de toda equipe. Sou fã da Fundhas, é importante reconhecer e valorizar e a Giovana soube fazer isso também”, conta Angela Faria, mãe da jovem.

Jovens aprendizes

Dos alunos certificados, mais de 140 foram aprovados no programa Jovem Aprendiz e serão encaminhados para as empresas da cidade. A Fundhas mantém parceria com cerca de 40 empresas para promover uma experiência prática concreta aos adolescentes que já são atendidos na Instituição.

No programa, o aprendizado teórico fica por incumbência do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que tem a missão de proporcionar um curso profissionalizante de excelência e criar um ambiente propício para que o aprendiz seja incentivado a buscar sempre mais conhecimento e formação. 

O objetivo principal do programa é proporcionar aos atendidos uma oportunidade real de trabalho que permita experiência profissional.

Excelência em Educação profissional

O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas, que por sua vez é mantida pela Prefeitura de São José. Tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programas de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.