Começa o ano letivo para mais de setecentos estudantes do Cephas

Mais de setecentos alunos começam amanhã (24) as aulas no Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Para os veteranos, a data marca o retorno às atividades letivas. Para os calouros, que foram selecionados no último Vestibulinho, haverá uma programação diferenciada, já que para eles será o primeiro contato com a escola. Os estudantes serão recepcionados pelos professores e profissionais que os acolherão para mais um semestre letivo.

Os novatos participarão de uma palestra e vão conhecer o Manual  do Aluno, onde constam os direitos e deveres como uso do  uniforme, regras, horários, postura acadêmica,entre outros.

A assessoria pedagógica apresentará o sistema de avaliação  por competências – a metodologia utilizada pela escola e desconhecida pelos  alunos  que são oriundos de escolas públicas , onde o sistema avaliativo são os conceitos A, B ou  C, por exemplo.

No Cephas a avaliação se dá através de indicadores que apontem que o estudante possuiu as competências ligadas ao perfil profissional do curso técnico escolhido por ele.

São avaliados os resultados dos três pilares da educação, preconizados pela LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional),ou seja, para que o aluno seja aprovado ele deve apresentar conhecimento, habilidade e atitudes necessárias ao profissional para atuar no mercado de trabalho.

Para exemplificar: o estudante do curso de pagamento deve dominar, entre outras questões folha de pagamento, plano de negócios, noções de contabilidade, controle de processo de produção (logística). 

Na sexta-feira (25),  será apresentada a grade curricular para que o aluno possa se certificar de que fez a escolha adequada do curso. Eles podem tirar dúvidas para que, na segunda (28) cada um possa ir para a sala de aula com todos os questionamentos sanados. As aulas no Cephas acontecem nos três períodos (manhã tarde e noite) e a  escola oferece os cursos técnicos em Administração, Edificações, Eletrônica, Enfermagem, Hospedagem, Mecânica,  Manutenção de Aeronaves e  Química