Aluno de mecânica conquista medalha de prata em Campeonato Brasileiro de boxe

No último fim de semana, Gabriel Joás Sanches, 17 anos, aluno do curso de mecânica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) brilhou mais uma vez no ringue. Ele voltou de Fortaleza (CE) com a medalha de Prata, conquistada adurante a realização do Campeonato Brasileiro de Boxe.

Gabriel venceu 3 lutas, o que lhe garantiu a vaga na Final, quando conquistou o segundo lugar na categoria 57 kg Juvenil.

Gabriel, à esquerda, durante Campeonato Brasileiro, em Fortaleza

O atleta vem de uma série de vitórias, de olho na possibilidade de realizar o seu sonho que é fazer parte da equipe olímpica brasileira. Segundo ele, como já foi campeão brasileiro no ano passado poderia ficar até os três primeiros colocados que estaria mais perto de disputar uma vaga na Seleção Brasileira. O jovem atleta ainda vê outras possibilidades em que possa se destacar nessa modalidade esportiva, na Marinha ou no Exército.

Campeonato Brasileiro de Boxe

O Campeonato Brasileiro de Boxe é uma das mais importantes competições de Boxe do Brasil. Nesta edição, participaram 206 atletas de todo o Brasil.

Treinamento no Exterior

Este ano está sendo muito importante para o desenvolvimento profissional do atleta Gabriel Sanches. De 20 de outubro a 13 de novembro últimos, ele viajou para a Itália, para participar de um Campeonato promovido pela Federação de Boxe Italiana (Federazione Pugilística Italiana),  com sede em Bologna.

Durante a estada em solo italiano ele teve a oportunidade de lutar com Muhamet et Quamili, campeão olímpico albanês.

Após luta, com  Muhametet Quamili, durante evento na Itália

“Todos esses momentos que vivi neste ano mostram que meu trabalho, esforço e dedicação estão dando resultado e eu só tenho a agradecer por todas as oportunidades que tive para me desenvolver naquilo para que tenho me preparado e eu tenho certeza de que em breve meu sonho será realizado. Agora vou descansar um pouco”, diz Sanches.

Perfil do Atleta

Gabriel Joás Sanches é morador da Região Sul e participa do programa Atleta Cidadão, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos. Treina diariamente, no Centro Poliesportivo do Campos dos Alemães. Além do esporte e das aulas no Cephas, ele está terminando o ensino médio na escola estadual Malba Thereza Ferraz Campaner. 

Treinadores  o orientam em treinos diários, no Poliesportivo do Campo dos Alemães

Sobre o programa Atleta Cidadão

O Programa é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos. São atendidos alunos de 7 a 17 anos, com seletivas abertas ou em turmas de treinamento das atividades esportivas. O Atleta Cidadão é mantido pela Prefeitura e tem como objetivos preparar atletas para as categorias de base de diversas modalidades, além de auxiliar na formação dos jovens para a sociedade.


Ficha técnica do atleta

– Vice-campeão Brasileiro na categoria 57 quilos, 2018, no Campeonato que aconteceu no início deste mês, em Fortaleza

– Campeão brasileiro na categoria 57 quilos, 2017, no campeonato que aconteceu entre 18 a 24 de setembro em Cuiabá MT

– Vice-campeão paulista em 2016

– Campeão paulista cinco vezes (2012,2013,2014,2015 e 2017)

– Campeão do campeonato paulista Kid Jofre em 2015

 – Bicampeão do torneio galo de ouro infantil em 2013 1 2014, aos 12 anos