Estudantes do Cephas produzem maquetes em aprendizado prático

Para facilitar a compreensão de conteúdos como tração, compressão e cisalhamento, os alunos do curso de mecânica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) tiveram uma experiência diferente durante as aulas de ensaios tecnológicos. Eles receberam o desafio de produzir em maquetes o aprendizado teórico recheado de cálculos e medidas.

O resultado foi a criação de oito maquetes dinâmicas, feitas a partir de materiais simples: seringas novas, papelão, latas de refrigerantes recicláveis, palitos de sorvetes. As peças ficam em exposição até sexta-feira (31), na sede da escola (Rua Tsunessaburo Makiguti, 399, Floradas de São José).

Com a aplicação dos conceitos teóricos, os alunos tiveram duas semanas para criar retroescavadeiras, braços mecânicos e plataforma hidráulica (para esta maquete, eles aplicaram as fórmulas e tabelas com uso de palitos de sorvete que simbolizasse e suportasse o equivalente a uma tonelada).

As seringas, acopladas ao experimento, produzem a movimentação das partes nas maquetes, utilizando a água que circula pelas mangueiras sob pressão da seringa, que faz com que o cilindro (seringa) alcance uma força maior e a capacidade necessária para erguer cargas, movimentar e prensar.

Com a palavra

“Proporcionar experiências práticas aos alunos facilita mais do que o aprendizado, facilita a compreensão de como, de fato, os cálculos aplicados à prática ampliam o conhecimento e despertam ainda mais o interesse pelas aulas.”

Dilmar Vieira dos Santos
Professor

“Eu entendo tudo o que o professor passa na aula, mas, na prática, a gente percebe que é bem mais difícil, pois, para que a experiência dê certo, nunca acertamos de primeira e temos de fazer várias adaptações.”

Carlos Eduardo de Souza da Mata
Aluno

“Acertar todos os cálculos na  prática é muito mais difícil e isso leva o aluno a ter muito mais responsabilidade e prestar mais atenção nas explicações do professor.”

Gabriel Sanches
Aluno

Cephas

Mantido pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), o Cephas oferece formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e cursos técnicos de nível médio.