Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da paz e a rejeição à violência, sessenta alunos e profissionais da Unidade Profissionalizante de Eugênio de Melo realizaram um evento que definiu o dia 25 de outubro como a data que simbolizará o marco da Cultura de Paz na unidade.
Para os organizadores, a ação se torna importante pois sensibiliza o maior número de pessoas sobre a necessidade de ações em relação ao comportamento de paz no dia a dia .
Os adolescentes participaram de uma oficina literária com o escritor Sandro Luiz Cuesta onde fizeram acróstico sobre o tema e plantaram sementes de flores, em uma bicicleta no jardim, para simbolicamente “plantar” a paz.
Os estudantes receberam mensagens de vídeos com incentivo da embaixadora da paz no Brasil, a escritora Rita Elisa Seda e do cardeal Dom Raymundo Damasceno que os parabenizaram pela adesão ao projeto e pela disseminação da paz.
As discussões em sala de aula e o desenvolvimento de trabalhos sobre o tema Cultura de Paz teve início na unidade no dia 21 de setembro – data que a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu como o Dia Internacional da Paz Mundial.
Para a professora Rosemary Silva, as ações visam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e provocam impactos muito positivos no processo educativo.
Ao final balões brancos foram soltos, simbolizando a disseminação da paz no universo.