‘Primeira Chance’ oferece curso de confeitaria para a comunidade

Paula Pessoa
Fundhas

O espaço de Formação Culinária do Centro de Inovação da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), no Parque Industrial (região sul), recebe semanalmente munícipes do curso de Confeitaria pelo programa Primeira Chance. 

Nesta semana, o grupo teve a primeira aula prática e preparou docinhos de festa sob orientação da professora responsável e com direito a degustação ao fim da aula.

O Programa Primeira Chance acontece em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de São José dos Campos.

Todo o processo de inscrição e seleção é feito pelo site do Qualifica São José. A coordenação é realizada pela equipe técnica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Aprimorando conhecimentos 

“O curso está no início, mas já dá para perceber o interesse e a dedicação da turma. É uma grande satisfação poder ensinar para eles, sentir que estou contribuindo para ajudar a melhorar a vida dessas pessoas, que buscam novos conhecimentos e querem trabalhar para ajudar suas famílias. É gratificante”, disse Leci de Siqueira Ribeiro, educadora social da Fundhas. 

Entre os conceitos da confeitaria contemplados no curso estão: preparação das bases de confeitaria, finalização das produções através da aplicação de técnicas de organização do ambiente e higiene do mesmo, processos de trabalho do confeiteiro, bem como a elaboração dos cardápios visando a atuação dos alunos como auxiliares de confeiteiro.

Foi pesquisando na internet cursos na área de culinária que Camila Fernanda da Costa, moradora do Terras do Sul, chegou até a página do Qualifica São José e soube da opção de confeitaria. Sem hesitar, a pedagoga se inscreveu e comemorou ao ser selecionada. 

“Tenho uma filha pequena e estou grávida, então, buscava alternativas para trabalhar em casa, aproveitando o tempo com meus filhos, e ganhando uma renda com algo que eu gosto, como a culinária. A professora é espetacular e a equipe muito boa. Hoje conseguimos interagir mais, estou animada para aprender bastante e com o certificado, que é importante para nos dar mais credibilidade”, disse.

Rondinelli Correa da Silva, morador do Jardim Ismênia, busca aprimorar conhecimentos no curso. “Estou aqui para aprender mais sobre técnicas de cozinha, já faço salgados e bolos para vender, agora quero aprimorar técnicas e ter novos conhecimentos. Estou gostando bastante”, disse. 

Primeira Chance

Entre as opções do Primeira Chance foram disponibilizadas vagas em cursos como: auxiliar de cabeleireiro, técnicas de fotografia, atendimento ao cliente, noções de mecânica de auto, mecânica de bicicletas, eletricista predial, panificação, informática, entre outros.

Além do Centro de Inovação e Iniciação Profissional, as unidades Profissionalizantes Alberto Rohde, na Vila Cristina (região norte) e Eugênio de Melo (região leste) também oferecem os cursos para a comunidade.

Conheça a Fundhas

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.