Cephatron se prepara para torneio de robótica em Guarulhos

O Cephatron, time de robótica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) se prepara para a final do TBR (Torneio Brasileiro de Robótica), que acontece em Guarulhos (SP), nos dias 7 e 8 de dezembro.

A equipe, formada por professor, mentor, alunos e familiares, conquistou a vaga para a final em outubro, durante campeonato em um colégio de São José dos Campos.

Segundo a equipe técnica do Cephas, a participação do time em torneios é uma oportunidade de ampliar aprendizados e a visão de mundo por meio de ações práticas

Novidades

O Cephatron coleciona premiações nacionais e internacionais desde 2006 e tem como objetivo principal a disseminação da Ciência e da Tecnologia buscando a transformação da comunidade local e do entorno.

Em setembro, o Cephatron participou da competição Offseason de FRC (First Robotics Competition) do Brasil, em Novo Hamburgo (RS) nos dias 27 e 28.

O time passa por reestruturação visando adequação dos procedimentos, a implementação de processo seletivo para escolha de membros, a inclusão de familiares de alunos na equipe, a análise de inclusão de novas competições no calendário anual, entre outras ações com foco em torneios e disputas nacionais. 

O grupo se reúne aos sábados para aulas, execução de projetos e preparação para os torneios.

Aprendizado e protagonismo

A partir deste ano, a equipe de robótica conta com participação de pais e responsáveis. Gardênia Gabriela Carvalho Augusto, moradora do Jardim Minas Gerais, é mãe do aluno de Mecânica, Luís Henrique Augusto Gloria, aprova o novo modelo do time e acompanhou o grupo durante campeonato no Sul, em setembro.

“O Cephatron é muito importante para a vida do meu filho, para o futuro dele, ali ele recebe muitos aprendizados, pois tem que ter responsabilidade para construir o robô, montar equipe, planejar e apresentar. Acompanhar o time foi uma experiência única, ver a união de todos foi muito bom”, disse Gardênia.

Para o filho de Gardênia, Luís, a experiência no time é cheia de aprendizados, interação e trabalho coletivo, além das conquistas em torneios.

Outro membro do grupo, o jovem Luiz Henrique de Almeida Souza, 17 anos, do técnico em Eletrônica, começou no Cephatron este ano e também está animado com as próximas atividades.  

“Consigo colocar tudo que aprendi em sala, no Cephas, em prática, no Cephatron e me desenvolver é uma grande conquista. Quero levar a robótica para minha vida, pois, representa a evolução, de todas as formas. Entrei no time com uma visão de mundo e tenho ganhado outras com o decorrer do tempo”, completou Luiz, que sonha continuar na equipe e, futuramente, atuar como mentor.

O Cephatron

O time do Cephatron conta com 30 membros, que passaram em processo seletivo realizado este ano, além do apoio de mentores, familiares e voluntários da comunidade.

O foco das ações está em competições nacionais, como o campeonato deste final de semana e o Torneio Brasil de Robótica (TBR), além de feiras, exposições, as edições do Conexão Juventude, da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, e outros eventos.

A imagem que representa o Cephatron é de um lobo guará, o animal foi escolhido por ser nativo do país e simbolizar inteligência, agilidade e capacidade de sobrevivência.

Conheça o Cephas                                                 

  • O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) fundada há 19 anos com a finalidade de oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.
  • Todos os cursos técnicos do Cephas são gratuitos e o acesso é feito por meio de Vestibulinho, realizado duas vezes por ano.
  • O objetivo do Cephas é promover a integração às diferentes formas de educação ao trabalho, ciência e tecnologia, visando o permanente desenvolvimento de aptidões para uma vida produtiva e social, além de despertar e estimular a capacidade de visualização e resolução de problemas e o espírito empreendedor. 
  • Fique por dentro das ações que a Fundação e o Cephas realizam em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.