Alunos do Cephas se preparam para cerimônia de certificação

Cerca de 300 alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) se preparam para a cerimônia de encerramento dos cursos técnicos e do Programa Jovem Aprendiz do 1º semestre deste ano, que acontece neste sábado (17).

O evento terá ainda a participação de professores e profissionais do Cephas e da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), familiares e convidados. 

A solenidade contempla alunos dos cursos técnicos em Administração, Edificações, Eletrônica, Hospedagem, Química, Enfermagem e Mecânica, além do Jovem Aprendiz.

A cerimônia de diplomação será realizada no Centro de Convenções Assembleia de Deus (avenida Deputado Benedito Matarazzo, 7.151, Jardim das Colinas), às 14h.

Formação de excelência

Os cursos oferecidos pelo Cephas buscam atender a demanda do mercado de trabalho com excelência nas áreas: técnica, qualificação profissional e na formação continuada, como é o caso do Programa Jovem Aprendiz Fundhas.

Na cerimônia, as turmas de aprendizes em almoxarife, assistente administrativo, assistente de logística e assistente de planejamento e controle da produção serão certificadas.

De forma festiva, o evento marca a conclusão de uma etapa importante na vida dos adolescentes e jovens. Entre os alunos, Gustavo de Souza Alves Nicolini, 19 anos, se destacou no curso de Química e será homenageado com o Prêmio Lavoisier, oferecido pelo Conselho Regional de Química IV, como melhor aluno do curso no período de 2018 a 2019.

“Receber esse prêmio é uma surpresa muito boa. Me sinto animado e grato com essa homenagem. O curso de Química me ajudou a descobrir que quero seguir na área de ciências biológicas”, afirmou.

O jovem conheceu o Cephas em 2017, por intermédio de um amigo que cursou Eletrônica. No mesmo ano, Gustavo concluiu o ensino médio e passou no Vestibulinho do Cephas para estudar Química.

Atualmente, o estudante participa de processos seletivos na área e se prepara para ingressar na faculdade.

“No Cephas recebi todo apoio, estrutura e, principalmente, formação necessários. As aulas no laboratório e a metodologia utilizada fizeram a diferença. E destaco os professores: são os melhores que já tive”, afirma.

Prêmio Lavoisier

Alusivo ao Químico Francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), o Prêmio Lavoisier foi criado pelo CRQ-IV para reconhecer e ressaltar a dedicação dos melhores alunos dos cursos de nível médio e superior da área da química ministrados no Estado de São Paulo.

Ele é representado por um diploma de honra ao mérito que, normalmente, é entregue durante a cerimônia de colação de grau. A indicação dos alunos é feita pelas próprias instituições de ensino.

Conheça o Cephas

  • O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas fundada há 19 anos com a finalidade de oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.
  • Todos os cursos técnicos do Cephas são gratuitos e o acesso é feito por meio de vestibulinho, realizado duas vezes por ano.
  • Nos últimos dois anos, o Cephas registrou crescimento de 76% e contou com a implantação de um polo no Centro Empresarial 2 do Parque Tecnológico, permitindo aliar teoria e prática na formação dos alunos.
  • Também houve a integração das áreas de educação profissional, com a transferência do programa Jovem Aprendiz e das Unidades da Divisão de Empregabilidade para o Cephas, a inserção da metodologia por competência e a ampliação do atendimento pelo programa MedioTec, em parceria com o Governo Federal.
  • O objetivo do Cephas é promover a integração às diferentes formas de educação ao trabalho, ciência e tecnologia, visando o permanente desenvolvimento de aptidões para uma vida produtiva e social, além de despertar e estimular a capacidade de visualização e resolução de problemas e espírito empreendedor.