Fundhas celebra 32º ano de atendimento socioeducativo

No próximo domingo, 28 de abril, a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) completa 32 anos de atendimento voltado às crianças e aos adolescentes de São José dos Campos. Para celebrar a data, a Instituição realiza nesta sexta-feira (26) uma cerimônia oficial de aniversário, na Sede, que fica no Parque Industrial (região sul).

Os projetos socioeducativos da Fundhas são oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional aos munícipes e fazem a diferença em milhares de histórias de vida. 

A cerimônia festiva desta sexta começa às 9h e conta com apresentação da fanfarra, posse dos membros do conselho Visão do Futuro, formado por pais de alunos, e do CIJ (Conselho Infantojuvenil), presença de autoridades do município e surpresas. São esperadas cerca de 400 pessoas no evento.

Atividades especiais

As Unidades da Fundhas estão festejando a data com uma programação diferenciada de brincadeiras e ações com crianças e adolescentes durante todo o mês. Foram realizadas apresentações da história da Fundação, encontros com ex-alunos,  exposição de desenhos, entre outros.

Na Unidade Jorge Alegre, localizada no Centro, cerca de 50 crianças terão um “Dia da Beleza” nesta sexta-feira. Os alunos do local receberão cuidados, cortes de cabelo e penteados de colegas das Unidades Profissionalizantes Dom Bosco e Norte. A atividade acontece nos dois períodos (manhã e tarde). A Unidade fica na rua Antonio Saes, 485, Centro.

Já a Unidade Petrobrás, na região leste, organizou aulas de teatro, dança de rua, gincana e bingo para os atendidos, além de exposição artística. A Unidade fica na rua Alexandre Souza Roberto, 20, no Campos de São José.  

Pratas da Casa

As atividades do projeto Prata da Casa, que homenageia 26 funcionários ex-alunos da instituição e promove encontros entre eles e os atuais alunos, tiveram início desde o último dia 15.

Em duplas e trios, os profissionais se encontram com estudantes e, por meio de um jogo de perguntas e respostas, abordam temas como: sonhos, estudos, trajetória de vida e expectativas. 

Lançamentos

Para celebrar a data, a instituição mantida pela Prefeitura de São José divulgou novidades semanalmente. Foram disponibilizados para toda comunidade o novo site, assim como o novo vídeo institucional, que pode ser conferido pelo Facebook.

Diariamente, a instituição tem compartilhado cases de sucesso na página da rede social.

Fazendo a diferença

Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

Nos últimos dois anos, a Fundhas registrou aumento de 28,41% no atendimento, tendo 6.038 pessoas atendidas na cidade em 2018. Atualmente, mais de 4.600 munícipes são atendidos.

A Deca (Divisão Especializada em Criança e Adolescente) é responsável por 10 unidades, atendendo dos 6 aos 14 anos. Enquanto a DE (Divisão de Empregabilidade), com quatro unidades, é administrada pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e oferece cursos de qualificação profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas oferece projetos voltados à música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.