Cephas abre inscrição para 250 vagas em cursos presenciais

O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) abre, nesta terça-feira (9), 250 novas vagas em cinco cursos de qualificação profissional para quem procura oportunidades no mercado de trabalho. Todos os cursos são livres, na modalidade presencial, com carga horária de até 24 horas e serão certificados. Além destas vagas, há 150 oportunidades em ensino à distância.

Os interessados devem se inscrever no site do Qualifica para uma das vagas nos cursos de Primeiros Socorros (40), Matemática para Oficina de Produção/Manutenção (40), Desenho Técnico Básico 1 (40), Fotografia e Arte com Dispositivos Móveis (40) e Conhecendo a  NR18–Conceitos Básicos (90).  

O curso livre de qualificação profissional é destinado a moradores de São José dos Campos e será realizado através do Núcleo de Formação Continuada, em parceria com o Qualifica. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet.

Para se inscrever para o curso Conhecendo a NR18–Conceitos Básicos é preciso ter idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. Já os demais cursos têm como requisito básico idade mínima de 16 anos e o ensino fundamental completo.

Educação à Distância

O Cephas conta ainda com 150 vagas para curso EAD de Relacionamento Interpessoal. As inscrições vão até 2 de maio. Esta é a segunda opção na modalidade à distância que o Centro oferece neste semestre. Em março, foram ofertadas vagas para o curso Rotinas de Recursos Humanos, o próximo será de Segurança e de Medicina do Trabalho, que ficará disponível ao público a partir de maio, com período de inscrição a ser definido. Cada curso EAD oferece 150 vagas.

Em 2018, 593 pessoas foram capacitadas pelo Cephas em cursos EAD e 1.092 pelas ofertas em Qualificação Profissional, na modalidade presencial, totalizando 1.685 atendimentos realizados para a comunidade joseense.

Cursos presenciais

– Primeiros Socorros: O aluno será capacitado para executar medidas de primeiros socorros nos agravos mais comuns de origem clínica e traumática.

– Matemática para Oficina de Produção/Manutenção: O curso oferece uma reciclagem em Matemática aplicada.

– Conhecendo a NR 18 – Conceitos Básicos: Entre os temas abordados estão Conhecimentos da HST (Higiene e Segurança do Trabalho) de acordo com NR18 para sua aplicação na construção civil. O aluno também irá conhecer, através da NR 18, as exigências para áreas de vivência em ambiente de trabalho em obras de construção civil, os diversos tipos de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) necessários para atividades, segurança no trabalho, entre outros temas.

–  Fotografia e Arte com dispositivos móveis: O curso visa preparar o aluno para fotografar com smartphones, tablets ou câmera compacta cenas do cotidiano, por meio das técnicas básicas de fotografia, estimulando a criatividade, a arte, o empreendedorismo e o olhar fotográfico.

– Desenho Técnico Básico I: Por meio do curso, o aluno poderá desenvolver competências relativas à leitura e interpretação de desenhos definitivos de peças e de conjuntos seguindo as normas técnicas (ABNT) utilizadas na indústria local.

Sobre o Cephas

O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, a Fundhas atende mais de 3.000 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no gratuitas no contraturno escolar em 14 unidades.

Nos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que, por meio dos projetos, tiveram a possibilidade de realizar sonhos e buscar crescimento profissional.