Alunos do Cephas terão cinco minutos para convencer investidores

Você tem uma boa ideia ou um projeto em andamento? Se você tivesse frente a frente com um investidor você conseguiria vender a sua ideia em 5 minutos e convencê-lo que ele fará um bom investimento? Esse será o desafio de alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). Do lado do investidor estarão nomes de peso como Sebrae, Nexus,  Assecre, Quero Educação, Globo Usinagem e Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba).

O  Pitch Empreendedor é uma parceria com o Invoz(Integrando Vozes para o Futuro) e será realizado nesta quarta, 5 de dezembro, às 18h30, no auditório da escola – Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 – Floradas de São José.

Alunos treinam pitch de elevador, durante aula de gestão do professor Giuseppe Hilário

Durante o Pitch, os alunos deverão, em cinco minutos, fazer um panorama do mercado (mostrando potencial e tendência crescimento), apresentar o produto, comparar com a concorrência e realçar vantagens / diferenciais, dados financeiros e rentabilidade e o ponto de equilíbrio (break even point),além de apresentar o resultado de uma pesquisa de aceitação do produto no mercado, a composição da equipe e qual o valor para o desenvolvimento do negócio (payback).

Durante o evento será selecionado o melhor projeto desenvolvido durante este ano pelos estudantes dos cursos técnicos de química, edificações, administração e mecânica.

Entre os experimentos estarão sob avaliação uma cadeira de rodas elevatória para portadores de paraplegia, uma empresa de churrasco delivery; uma curvadora de tubos móvel, além de um camping ecológico com total infraestrutura em São Francisco Xavier.

Os alunos do curso de química vão apresentar dois produtos: a produção de uma bebida fermentada, levemente gaseificada, probiótica denominada Kombucha e   como produzir álcool, a partir do caroço de abacate,  para uso cosmético.

O Pitch Empreendedor é uma iniciativa piloto do Invoz, que tem o engenheiro Ozires Silva como mentor e que pretende buscar parcerias para alavancar negócios que tenham saído dos espaços acadêmicos, como o Cephas, por exemplo.

Definição de pitch

O pitch é uma breve apresentação  para que novos negócios possam atrair a atenção de investidores e clientes. Não é necessariamente uma reunião de negócios, mas o objetivo é que esse seja o primeiro passo para concretizar o investimento ou o negócio.