Guia de turismo é tema de palestra para alunos do Cephas

Cerca de sessenta alunos do curso técnico de hospedagem do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) participaram ontem (4) da palestra Turismo Legalmente Legal.  

O evento abordou o  turismo e sua legalidade e  as funções de um guia de turismo especializado em natureza e aventura.

Durante a discussão  foram apresentadas  técnicas de salvamento na natureza, exemplos  de casos recentes de salvamento no Pico do Itatiaia, além de alguns equipamentos e sua utilidade, durante a realização de uma missão na mata. Foi ressaltada ainda a  necessidade do conhecimento sobre primeiros socorros para fazer o primeiro atendimento, caso haja necessidade durante uma atividade.

Para a professora Mônica Fernandes  Silva, os conhecimentos adquiridos na palestra são de fundamental importância para quem quer seguir a carreira de guia turístico. “Além de aprender um pouco mais sobre essa profissão, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos  que devem ser utilizados durante uma expedição de turismo de aventura.

“Fiquei apaixonado e encantado com os lugares como Pico do Marins e pude perceber o quanto é importante passarmos

essa paixão para quem levamos conosco, durante uma viagem como esta, sempre tendo em mente o cuidado e a preservação da natureza”, disse Jefferson de Sousa Siqueira.

Para a coordenadora Fatima Correa foi muito importante poder conhecer um pouco mais sobre o tema, sobretudo em uma região tão rica em recursos naturais, como o Vale do Paraíba.