Alunos de enfermagem participam de Mostra Estudantil

Mais de cinquenta alunos do curso de enfermagem do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) participaram nesta quinta (20),  da Mostra Estudantil realizada pela Secretaria de Saúde que, além de palestras teve por objetivo realizar exposição dos trabalhos desempenhados na rede de saúde do município.

Estudantes de instituições públicas e privadas apresentaram projetos que foram desenvolvidos a partir das experiências do campo prático, durante a realização dos estágios, na área da Saúde.

Atualmente cinquenta e oito alunos do curso de enfermagem do Cephas fazem estágios  na rede pública de saúde de São José dos Campos. Eles contribuíram com algumas propostas entre elas  a importância de conscientizar a população sobre a saúde dos rins, sugestão para serviço de triagem no atendimento inicial na rede pública de saúde, entre outros. Também foi apresentado pelos alunos do curso de química o projeto de criação de um novo desinfetante hospitalar.

Adriana Ferreira Bortolo Solano, 48,  conta que a Mostra Estudantil é uma grande oportunidade para que os alunos possam contribuir, de alguma forma, com ações que possam beneficiar a sociedade.

“Ficamos muito felizes quando o nosso projeto foi aprovado para participar da Mostra porque momentos como esse são enriquecedores para complementar a nossa formação”, disse Bortolo.

Um projeto que chamou a atenção do público presente foi  desenvolvido a partir da experiência das alunas,  durante estágio na pediatria do Hospital Municipal. Segundo elas, alguns pais oferecem resistência quando, por exemplo, o bebê está dormindo e o profissional precisa avaliá-lo.

As alunas defendem a ideia de que  a conscientização e o conhecimento dos pais sobre o Pews (Escore de Alerta Pediátrico), pode facilitar essa relação família e profissional da saúde.  Pews é a tabela utilizada na pediatria para avaliar os sinais vitais, como frequência cardíaca, por exemplo. A proposta é que os pais conheçam e  saibam da importância da Pews – que deverá constar em todos os quartos das alas infantis.

Uma das idealizadoras, Beatriz Toldo, 19,  acredita que esta ação poderá facilitar a comunicação com a família do paciente , tornando-a eficiente e com melhores resultados.

Para a professora  Karime Graciano, 33, participar da Mostra Estudantil foi muito enriquecedor pois, além de adquirir novos conhecimentos, os alunos  tiveram a oportunidade de serem “ouvidos” ao propor sugestões a partir do campo de prática. “É enriquecedor  e  fundamental para o desenvolvimento da autoconfiança”, finaliza.