CEPHAS
Prefeitura de S�o Jos� dos Campos
CEPHAS
 
HISTRICO
FORMACAO POR COMPETENCIA
UM MODELO QUE DEU CERTO!
O processo de aprendizagem-ensino com foco na construção de competências requer uma mudança de postura, tanto do professor quanto do aluno, ambos parceiros nessa empreitada.

Não existe o elemento “surpresa”. O conhecimento prévio das competências e seus indicadores fazem com que o aluno tenha participação ativa, de forma que a responsabilidade em relação ao êxito do processo seja também dele.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento de competências assume papel relevante, exigindo atenção prioritária no planejamento do currículo, identificando-se com ações ou processo de trabalho do sujeito que aprende, processo este desencadeado por desafios, problemas e/ou projetos propostos pelo professor e por este monitorado, orientado e assessorado.

Interação e integração fazem parte do cotidiano, onde professor e aluno trocam experiências vividas ou comprovadas por outros profissionais da área, visando contextualizar a prática pedagógica com o mundo do trabalho.

A avaliação acontece de forma natural e contínua no processo de desenvolvimento das competências. Exige que o professor acompanhe, observe e analise o desempenho do aluno com visão integrada e abrangente, requisitando a identificação de indicadores dentro dos critérios estabelecidos, que evidenciam o conhecimento e o desempenho do aluno.

A avaliação deve servir para consolidar entendimentos, de forma que avaliados e avaliadores – em parceria – descubram avanços e eliminem dificuldades. Para tanto, procedimentos diversificados e criativos devem ser utilizados, para que juntos observem no processo contínuo, as evidências que apontam na direção da formação plena do profissional.

 

A síntese dos resultados da avaliação do aproveitamento será calcada nos três saberes: Saber, Saber Fazer e Saber Ser – que serão representadas por menções como abaixo:

AC - Atingiu as Competências

NC - Não atingiu as Competências 

 

Os três saberes sintetizam os quatro pilares da educação, conforme a correlação, apresentada abaixo:

SABER - Conhecimentos anteriores e adquiridos (aprender a conhecer)

SABER FAZER - Desenvolvimento de habilidades (aprender a fazer)

SABER SER - Virtudes do aluno, como: educação, respeito com as pessoas, participação em aula, responsabilidade, cooperativismo, enfim, valores e atitudes (aprender a viver e aprender a ser).
VEJA MAIS
12/09/2013
DEPOIMENTOS DE ALUNOS
Depoimentos importantes
09/10/2012
FORMACAO POR COMPETENCIA

UM MODELO QUE DEU CERTO!
09/10/2012
CEPHATRON 1860
TIME DE ROBOTICA CEPHATRON 1860 - JOHSNON&JOHNSON

Ver todas
© 2017 CEPHAS.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por DB9